quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Protetor Solar e Bloqueador Solar!


São tantos cosméticos e produtos de beleza no mercado que a nomenclatura deles pode nos deixar muito confusos. Mas um tipo desses produtos não pode sair de nosso repertório e devemos conhecer à risca: são os produtos relacionados à proteção da pele contra o sol.

O sol está associado principalmente ao envelhecimento precoce da pele e ao surgimento do famigerado câncer de pele. Por isso, todo cuidado ainda é pouco. 

Vamos conhecer agora um pouco de cada produto e a função deles em proteger sua pele.

PROTETOR SOLAR/FILTRO SOLAR

Apesar da enorme gama de nomes para os produtos ainda causarem muitas confusões com o público feminino, o protetor e o filtro solar são sinônimos.O filtro solar é uma palavra mais utilizada e se direciona para produtos que reduzem a agressão do sol sobre a pele, ou seja, a luz é absorvida na pele, mas de forma mais "suave". 

Os protetores solares possuem a sigla FPS (ou SPF, em inglês) na embalagem, que significa "Fator de Proteção Solar". O FPS se baseia na queimadura solar, ou seja, somente UVB e determina, principalmente, o tempo de exposição que podemos ter sem ficar com a pele rosada (primeiro sinal de queimadura solar).


O sol é um fator muito importante para a saúde do organismo. O raio UVB tem seu efeito benéfico, pois estimula a produção do pigmento conhecido de cálcio e fortalecimento dos ossos. Portanto, os protetores solares absorvem a radiação UVA e UVB e a transformam em "luz visível", inofensiva para a pele e, permitindo que a radiação UVA, faça a combinação da melanina com o oxigênio e produza o efeito bronzeado da pele.

BLOQUEADOR SOLAR

É composto de dióxido de titânio e óxido de zinco. Esses elementos são suficientes na proteção e refletem a radiação solar. Por isso, quando o usamos não ficamos bronzeados. Sua apresentação é opaca e "pastosa". A pele não absorve o produto deixando uma camada esbranquiçada sobre ele. 



A grande dificuldade dos bloqueadores está em nos proteger dessa radiação. Os testes não conseguem precisar o quanto estamos protegidos e, portanto, não há um fator padronizado que nos indique essa proteção. 
Os rótulos dos produtos costumam indicar "proteção de amplo espectro", "PPD” (seguido de um número (+++), na tentativa de identificar o quanto esse produto nos protege da UVA. Mas não se engane, um PPD considerado alto ou uma indicação "+++" pode até significar que o produto ofereça proteção anti-UVA, mas não se sabe ao certo qual a verdadeira proteção que temos.

E você usa qual protetor solar ou bloqueador? Até a próxima! bjin



Divulgue

URL: HTML: BB(forum):

Nenhum comentário :

Postar um comentário